• UmDeles

11 motivos para sua empresa investir em um Vídeo Institucional

Atualizado: 18 de Jul de 2018



O Vídeo Institucional é uma das ferramentas mais consagradas de comunicação, seja para apresentar a sua empresa, divulgar os produtos e serviços ou aumentar as vendas. Isso porque, além de divulgar o seu negócio, o Vídeo Institucional gera autoridade para a marca.

Outra grande vantagem é a possibilidade de harmonizar os diferentes meios em que a mensagem da empresa precisa ser passada, como website, e-mail, times de venda e redes sociais, todas as vezes da maneira correta. Motivo pelo qual esta ferramenta tem sido chamada de canivete suíço da comunicação.

Por meio do Vídeo Institucional é possível informar suas metas, ampliar as vendas, mostrar resultados, implementar estratégias para a melhoria do clima organizacional e revelar qual é o seu posicionamento – tanto de mercado, quanto, em alguns casos, filosófico e político.


O que é um Vídeo Institucional?

Um Vídeo Institucional, como o próprio nome sugere, é um vídeo sobre uma instituição ou empresa, com o objetivo de fortalecer a marca, ajudar nas vendas, facilitar a integração de colaboradores, entre outras possibilidades para o roteiro.

Esta é uma ferramenta extremamente versátil e por isso usada há décadas por empresas de diferentes segmentos. Atualmente, o formato popularizou-se para empresas de todos os portes, sejam startups ou mesmo profissionais liberais, além de ONGs e órgãos públicos.

O importante é que o Vídeo Institucional conte a mensagem da empresa, ponto em que se difere de vídeos de vendas, produtos ou explicativos, que focam na solução, oferta, produto ou ideia específicos.


Veja um exemplo de um vídeo institucional produzido por nós da Dois Deles Filmes para a Escola Balão Vermelho Alicerce, situada aqui em Juiz de Fora:





Agora que você já sabe o que é um Vídeo Institucional e que essa é uma ferramenta consagrada, deve estar pensando que não é à toa que empresas de todos os portes investem no formato, com exemplos muito variados, não é mesmo?

Então veja 11 motivos que levam empresas a investir neste formato.


1 – Agrega valor à marca

Os Vídeos Institucionais permitem que os clientes e investidores conheçam a empresa e todo seu potencial de uma maneira rápida e eficaz, além disso transmite autoridade.

Em outras palavras, um bom Vídeo Institucional é um dos caminhos mais rápidos para fazer os públicos da instituição olharem para ela com outros olhos, possibilitando abrir novos mercados e configurando, não raro, um verdadeiro marco na história da empresa ou instituição.

2 – Agrega valor ao produto ou serviço

Da mesma forma que fortalece a marca, os Vídeos Institucionais também ajudam a empresa a agregar valor a determinado produto ou serviço, podendo auxiliar no lançamento ou divulgação.

3 – Passa credibilidade

As pessoas geralmente costumam acreditar naquilo que está sendo falado em vídeos, já que são imagens e narrações que irão mostrar a empresa e o produto.

Não à toa, 90% das pessoas acreditam que vídeos ajudam a decidir uma compra e 75% dos executivos preferem assistir a um vídeo do que ler um texto sobre o mesmo assunto.

4 – Facilita novos investimentos

Em um contexto em que a marca, os produtos e os serviços serão mais expostos para os clientes e investidores, com grande credibilidade, é fácil entender porque muitas empresas utilizam um Vídeo Institucional para angariar novos investimentos.

Para ter certeza que a mensagem será passada da forma correta e esses resultados sejam alcançados, é importante investir em um roteiro orientado para resultados.

5 – Unifica a mensagem da instituiç