• UmDeles

Identidade Visual: qual é a hora certa para fazer uma renovação?



A Identidade Visual é um dos componentes

mais importantes da comunicação com seu público


É ela quem define todo conjunto de regras, de posturas de linguagem e abordagens visuais, assim como todos os elementos que fazem os clientes reconhecerem a sua marca. E isso vai muito além da criação da logomarca, inclui cores, tipografias, texturas, formas, estilos de ilustrações e imagens e muitos outros itens.


Quem não reconhece o tom alaranjado das imagens do Itaú? E, só para ser bem objetivo, existe até um tom de vermelho que recebeu o nome de uma marca: o vermelho Ferrari.

E, para fechar os exemplos: qual é a marca das 3 listras paralelas? Adidas, claro! As 3 listras são parte de sua identidade visual corporativa, mesmo sem o nome ou o logo ao lado.


Com estes exemplos, se percebe a importância deste conjunto de elementos para formar a imagem da marca de sua empresa.

Aliás, a Adidas foi uma das marcas que mudou radicalmente sua identidade visual e logo (manteve as 3 listras, mas mudou todo conceito).

Vamos entender, em seguida, porque uma marca deve mudar sua identidade visual. Confira!



Identidade visual corporativa: nada é para sempre

Não estamos querendo dizer que todas as marcas devem mudar sua identidade visual de tempos em tempos. Algumas nunca fazem isso, pelo menos não de forma muito perceptível ou radical.

É preciso se adequar ao tempo e à seu público. O jeito das pessoas pensarem muda, suas necessidades também e, com isso, a forma de enxergarem sua marca também muda.

E se sua empresa quer atender as necessidades do consumidor, precisa ser entendida da forma correta por ele.


Uma marca que mudou pouquíssimo, talvez nada, desde sua criação foi o icônico coelhinho da Playboy. Mas qual outra podemos apontar que seguiu o mesmo caminho e nunca mudou sua identidade visual corporativa? Poucas.


O que podemos dizer é que o motivo principal para uma marca mudar sua identidade é para ajustar seu posicionamento diante do público.


Por exemplo: com a mudança da composição etária da população brasileira (com cada vez menos crianças), o McDonald´s praticamente abandonou seu palhaço Ronald e tem optado por uma comunicação focada em jovens adultos.


Mas como saber se é hora de mudar a identidade visual corporativa, criar um logo novo ou ao menos renovar sua marca?


10 motivos para repaginar a Identidade Visual da sua empresa


  • Mudança no posicionamento da empresa

  • Desenvolvimento de novas linhas de produtos

  • Aquisição de novas unidades de negócios

  • Ter sido adquirida por outra empresa

  • Ampliação da área geográfica de atuação

  • Mudança do comportamento do público-alvo

  • Mudança da pirâmide etária do país de atuação