• UmDeles

O valor do Editor para os vídeos


Uma das coisas mais importantes em uma história é como contá-la. Seja na TV, cinema ou internet, os elementos utilizados que causam identificação, acusam um conflito e geram emoção, certamente vão direcionar nosso interesse em saber como esta história termina.


O formato do vídeo é construído pela narrativa, carga dramática e a velocidade de como é desenvolvido, independentemente do veículo a ser exibido. Contudo, o ritmo de edição vai ser diferente e de acordo com cada mídia, tema e/ou espectador. Um filme comercial, dependendo do seu tema, não é montado no mesmo andamento que um filme dramático. O tempo entre os cortes, posição das câmeras, trilha e toda linguagem da construção audiovisual têm que respeitar o público e o objetivo que queremos atingir.


O padrão de edição mais utilizado na internet é o “Jump Cut”. Que é a utilização de cortes rápidos para dar dinamismo, otimizando o tempo do telespectador, prendendo toda a sua atenção.


Essa estética de edição, muito utilizada em vlogs, é responsável pelo formato que, é também aplicado pelas produtoras de audiovisual, em filmes comerciais, nos dias de hoje.


Conteúdos em forma de vídeo sempre são os mais buscados, principalmente na internet. Porém, neste meio, ele é consumido de formas diferentes. De uma maneira bem intuitiva, a ideia é que as pessoas buscam o máximo de informação no menor espaço de tempo.


Diante disso, percebemos que a construção de uma narrativa é diferente no cinema e no youtube, por exemplo. E isso não significa que um vídeo de internet não possa ter uma pegada cinematográfica.


Uma boa edição de vídeo necessita percorrer alguns caminhos como: Definir a estética, qual o objetivo e o público a ser impactado. Saber combinar dinâmica, linguagem e os elementos que se relacionam em todo o processo é ponto chave para um projeto de sucesso.


O profissional de edição precisa ter em suas mãos ferramentas variadas, e cabe a ele saber qual será utilizada em cada situação. Dominar efeitos de transição, andamento da narrativa, tempo de leitura e softwares variados, são alguns dos atributos vitais no trabalho desses profissionais, que são extremamente importantes para o crescimento do mercado audiovisual.


O hábito de assistir vídeos, segundo pesquisa da Cisco*, é apontado como a terceira atividade mais executada, perdendo apenas para uma "boa dormida" e o trabalho principal. Por isso, para um editor, assim como qualquer profissional envolvido com produção audiovisual, esta é a dica de ouro para aqueles que buscam crescer na carreira.


Hoje, o consumo de conteúdo em vídeo é indiscutivelmente, o mais utilizado em todo o mundo. Diante disso, mesmo que um editor não faça seu próprio canal no Youtube ou Vimeo crescer, vai poder contribuir trazendo qualidade em produções na internet, filmes publicitários, em cinema e tv, fazendo valer seu lugar de destaque no mercado de produções audiovisual.



Gostou? Bora deixar um comentário e contribuir para a valorização dos criativos.

21 visualizações

2015 - 2020 DOIS DELES

contato ___________________

+55 32 3026-6413

Rua Dom Silvério, 81 - Juiz de Fora - MG - Brasil